06 setembro 2013

Polpa de tomate caseira - versão 2


Está na época do tomate e é agora com eles bem maduros que preparo a polpa de tomate

lavar os tomates, tirar-lhe a pele, e corta-los em pedaços grandes.

Entretanto num tacho grande refogar em azeite : 4/5 cebolas médias cortadas em gomos, 6/7 dentes de alho inteiros e 3 cenouras médias cortadas às rodelas,
deixar refogar até ficar dourado,

Acrescentar os tomates,um ramo de salsa e um pouco de manjerico,  temperar com sal e pimenta, misturar e deixar cozer em lume brando durante 2 a 3  horas para ir eliminando e excesso de água rejeitada pelos tomates.

Triturar, e ainda quente colocar em frascos limpos e esterilizados,
mas encher até ao topo, fechar de imediato e virar os frascos num tabuleiro com água fria que cobra bem a nível da tampa, deixar assim até a polpa arrefecer .


( Devem de ter o cuidado que os frascos fiquem bem selados, porque por vezes  , depois de cheios com algo quente, a tampa dilata-se e não fecha bem, esses frascos devem ser retirado)

14 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Ficou com uma cor magnífica!

Cozinhando com Amor disse...

Nossa, parece estar deliciosa essa polpa de tomate, além de ser bem saudável! Adorei seu blog, se quiser conhecer o meu, é:
angucomxucrute.blogspot.com
Dá uma passadinha lá, pra gente trocar umas receitas...A casa é sua!

Até...

Breda

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ficou fantastico e de serteza saboroso!
um beijinho

Culinarista Mauro Rebelo disse...

Adoro molho caseiro. É muito melhor. Nem se compara.

Aproveito para indicar uma receitinha que acho que você vai adorar... é um bolinho cozido no vapor. Passa lá no meu blog.

Bolinho de Chocolate Japonês Feito no Vapor

Bjs
:O)

Louisette disse...

Magnifico blog, recettas,bonjorno del Belgica, Buon domenico.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Gostei da dica, vou fazer também.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Priscila Beneducci disse...

Que capricho, adoro conservas caseiras, de molho de tomate eu nem tinha pensado, claro a gente deve fazer mesmo. Pri

Poison disse...

Olá Miss, antes de mais muito obrigado pelo comentário, e mais ainda, muitas desculpas por ter usado a sua foto, isto de pesquisar imagens no Google ás vezes tens destas coisas. Eu vou de imediato identificar a mesma, se vir que quer que eu a retire, por favor diga-me que eu faço-o.
Bjs e o seu Blog, também é super interessante, Meu Deus, ele fez-me começar a pensar em comida, lá se vai a dieta de novo :D

Petra disse...

Olá Missy! obrigada por me alertares, as imagens que coloco muitas vezes vou juntando numa pastinha e vou pondo... mas vou citar a fonte então! mil desculpas pelo descuido...
Gostei imenso do blog.

Tio Heartless disse...

Acho que tem um blog excelente e pretendo segui-lo. Aida sou novato nesta coisa da culinária mas é a experimentar que se aprende.

Continuação e muitos parabens ^^

pollykc disse...

Qual é a "validade" desta polpa de tomate caseira?
=) E qual a melhor maneira de a guardar? sempre no frigorífico?

Missy disse...

Pollykc, quanto à validade desta polpa de tomate, digo sinceramente, não sei ! mas encontrei à pouco uns frascos de 2009 e como estavam em bom estado, não estando a tampo inchada, utilizei e estava como quando foi feita, sem alteração do sabor,
costumo guardar num local fresco e seco e tenho sempre o cuidado de não estarem num local sem luminosidade.
só guardo no frigorífico depois de encartado.

bjkas e bom ano novo

Lu Westphal disse...

Oi querida.
primeira vez q venho ao seu blog.
Me encantei por essa receitinha.
q praticidade né?
ter ali guardadinho.
eu quero tentar qlqr dia desse.
vou seguir vc aki.Entra e conhea o meu cantinho se gostar me segue tbm ta?
Beijao.
boracozinhar-lu.blogspot.com

Alice Martelo disse...

Tenho montes de sacos de tomate congelado.
Nunca tinha pensado em utilizá-los dessa forma.
Gostei da ideia.
Beijinhos